• Wi-Fi na Praia

Dezembro 2018

22/11/2018

Governadora autoriza obras para duplicação do Contorno de Matinhos

A governadora Cida Borghetti assinou nesta quinta-feira (22) o contrato para duplicação de 2,4 quilômetros da Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, conhecida como Contorno de Matinhos, e readequação do canal de macrodrenagem do Rio da Draga. O investimento na obra é de R$ 34,5 milhões.

“Uma obra esperada há 20 anos pela população. Fizemos um projeto completo que vai desafogar o trânsito nessa região durante as férias de verão, facilitando o acesso à cidade e a outras praias, assim como das pessoas que vivem no Litoral”, disse a governadora, que assinou o contrato no Paço Municipal de Matinhos. Ela destacou que os recursos para execução da obra estão garantidos.

Cida disse que assim que assumiu o governo apresentou o decreto de desburocratização da máquina pública com o objetivo de acelerar o andamento aos projetos. “Isso conferiu agilidade aos processos e obras no Estado, e foi fundamental para conseguirmos assinar hoje esse importante contrato para o Litoral”, afirmou a governadora.

DUPLICAÇÃO - Os serviços serão executados pela construtora Triunfo, vencedora da licitação lançada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) em julho deste ano. A emissão da ordem de serviço está prevista para a próxima semana. Até o final do ano a empresa deve instalar o canteiro de obras e iniciar os trabalhos no canal de macrodrenagem.

A duplicação começará somente após a temporada de verão para não causar transtornos aos veranistas. Com duração de 18 meses, a obra será executada entre o prédio da prefeitura, na Rua Pastor Elias Abraão, e o acesso ao ferryboat, na Rua Alvorada.

De acordo com o prefeito de Matinhos, Rui Hauer, a obra é bastante esperada porque vai melhorar a fluidez do trânsito no local, que fica bastante congestionado, principalmente nos feriados prolongados e nos períodos das festas de final de ano e férias escolares.

“A JK é a nossa porta de entrada. Esta obra terá impacto não só em Matinhos, mas em todo o Litoral. Uma obra que trará segurança, inclusive, para os ciclistas”, afirmou o prefeito.

PROJETO - De acordo com o diretor-geral do DER, Paulo Tadeu Dziedricki, o projeto de duplicação prevê duas faixas de tráfego em cada sentido, com 3,6 metros de largura cada, totalizando 7,2 metros por pista, separadas por um canal projetado entre barreiras de concreto. Na interseção com a Avenida Paraná será implantada uma rotatória com semáforo.

Com duração de 18 meses, a obra incluirá ainda contornos, rotatória, ciclovias, calçadas, passagens elevadas, implantação de semáforo e de nova sinalização. Em função do comércio, está prevista uma faixa de estacionamento com dois metros de largura.

Toda a drenagem da rodovia será adequada para evitar alagamentos. O canal que hoje é a céu aberto será totalmente revestido em concreto e reposicionado em alguns trechos.

AEN-PR
Foto: Jonas Oliveira