• Wi-Fi na Praia

Dezembro 2018

26/11/2018

Prefeitura planta arvore GUANANDI na Praça Central

Na data de 23/10, a Secretaria de Meio Ambiente, realizou o corte de uma arvore do espécime de Guápe (Syzygium cumini) da Praça central de Matinhos, que estava com certo grau de inclinação, correndo o risco de cair e ferir pedestres.

Na ultima sexta-feira dia 23/11, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, plantou no mesmo lugar uma arvore do espécime: GUANANDI (Calophyllum brasiliense).

A primeira madeira de lei do país, de 1835. Própria para confecção de canoas, mastros de navios, vigas, para construção civil, obras internas, assoalhos, marcenaria e carpintaria.

ÁRVORE de 20-30 m de altura, TRONCO de 40-60 cm de diâmetro, de casca marrom-escura ou pardacenta, fissurada de alto a baixo. A casca interna é rosada, aromática, amargosa e ácida, e verte látex amarelado e pegajoso. FOLHAS simples, elípticas, sem pelos e com textura de couro, de 5-15 cm de comprimento por 3-7 cm de largura, sustentadas por espessas hastes de até 2 cm de comprimento. FLORES brancas, de 5 pétalas e de 3 mm de diâmetro cada, reunidas em curtos cachos de 2,5-6,0 cm de comprimento. FRUTO verde e esférico, de 19-30 mm de diâmetro, de polpa carnuda e oleaginosa, dotado de uma única semente. FLORAÇÃO ocorre entre os meses de setembro e novembro. Os frutos amadurecem no período abril-junho. USO/ÁRVORE bastante ornamental, podendo ser empregada no paisagismo em geral. Útil no reflorestamento misto de áreas ciliares degradadas.

Fotos: Edilson T. Giordano.