• Wi-Fi na Praia

05/12/2018

Projeto de Matinhos conquista mais uma vez Prêmio Gestor Público Paraná

Prêmio Gestor Público Paraná

Reconhecimento foi dado ao trabalho realizado através do projeto ‘Programa Protegendo a Vida’ no município.

A Prefeitura de Matinhos foi uma das premiadas na 6ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), dedicado aos municípios com os melhores projetos de gestão. O objetivo é valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade, ajudando a melhorar a vida dos paranaenses.

Solenidade realizada no dia 26 de novembro, na Assembléia Legislativa do Paraná (Alep) em Curitiba, marcou a entrega dos troféus e menções honrosas de mais uma edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR).

Premiado como o melhor do ano passado, o projeto “Programa Protegendo a Vida”, da Secretaria do Meio Ambiente, foi escolhido mais uma vez entre os melhores do Estado e recebeu desta feita a menção honrosa dos organizadores do evento. A organização é do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná.

Além do prefeito Ruy Hauer Reichert, o secretario de turismo Ivo Hauer Malschitzky e o responsável pelo projeto premiado o veterinário Takashi Yotsumoto, também estiveram na cerimônia de entrega da premiação.

O Programa Protegendo a Vida é a composição do programa de castração e atendimento aos animais de rua e castração de animais de pessoas carentes (que castrava somente os cães), e que em 2018 incluiu a castração de felinos, com o programa de retirada e monitoramento de animais de grande porte das vias e locais públicos de Matinhos. Colocamos este nome por entender que o principal objetivo de qualquer projeto deve considerar a vida como prioridade, e este programa visa proteger a vida das pessoas e dos animais e melhorar as condições de vida de ambos.

Descrição Para cães e gatos Atender os cães e gatos de rua, comunitários , de pessoas carentes, atropelados e abandonados por pessoas de outros municípios. É importante salientar que, após a temporada de verão, são encontrados diversos animais abandonados para, muitas vezes, morrerem em nosso município. Trabalhar em conjunto com as ONGs e protetores de animais para castrar o maior número de indivíduos possível, dando-se preferência às fêmeas. Temos a estimativa de realizar 450 procedimentos com cães e 400 procedimentos com felinos por ano. Os atendimentos e castrações são realizados em clínica credenciada através de licitação. As técnicas cirúrgicas de ovariesterectomia ou orquiectomia seguem protocolo de anestesia e técnicas cirúrgicas aprovadas em literatura.

Após as castrações os animais são microchipados. Um dos princípios deste projeto é a obrigatoriedade da participação da comunidade de forma atuante, demonstrando que a participação da população cinergiza os projetos públicos. Não existe captura feita pela prefeitura. Como a maioria dos animais tem dono ou são comunitários, para acontecer um atendimento ou castração deve haver um responsável pelo tratamento, ou pelo pré e pós operatório. Em caso de animais de rua propriamente ditos, também contamos com a participação da comunidade, onde alguém fica responsável pelo animal, bem como pelo transporte. O sinergismo entre a comunidade e a prefeitura neste programa é espantoso, pois , se não houvesse a participação da população, não conseguiríamos realizar metade dos procedimentos.

Para grandes animais Trabalhar em conjunto com a polícia civil, militar e guarda municipal para a formalização dos boletins de ocorrência e captura dos animais (bloqueio de ruas e rodovias e principalmente auxilio com os possíveis donos). Capturar os animais de grande porte encontrados nas vias ou locais públicos (soltos ou amarrados), encaminhar à fiéis depositários . Assim que possível os animais são microchipados. Seguindo a ideia do sinergismo com a população , neste programa a participação da comunidade concretiza-se na forma de fiel depositário. Esta participação viabiliza o programa, pois sem ela, a prefeitura teria que providenciar um local permanente para deixar os animais capturados, com toda infraestrutura (alimentação, abrigo, atendimento veterinário, tratador, pasto, vigia, etc.).

Por ser órgão publico, teríamos que manter toda estrutura mencionada enquanto durasse o programa. Com o fiel depositário só temos gastos quando recolhemos algum animal.

Roberto Paulo Meissner
Fotos: Sandro Nascimento/Alep