• Comunicado
  • Cadastur
  • Diário Oficial anterior a 2017

28/12/2018

Praias do Paraná tem águas próprias para banho

A temporada de verão continua com boas condições da água para banho no Litoral e do Interior do Paraná. De acordo com o segundo boletim de balneabilidade do verão, emitido nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), dos 49 pontos monitorados semanalmente no Litoral, apenas um se mantém impróprio para banho. Todos os 17 locais monitorados no Interior estão recomendados para banho.

Ponta da Pita, em Antonina, prossegue como único ponto impróprio para banho até o momento. Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Além desses locais, o boletim também traz informações importantes sobre outros 10 locais considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. Nesses pontos não é recomendado o banho por conta da concentração de coliformes fecais, acima do limite legal. Esses locais estão destacados em letras maiúsculas nos boletins.

INTERIOR – O monitoramento feito na Costa Oeste e Norte do Paraná mostra que todos os pontos monitorados estão próprios para banho. A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas.

A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO – O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã.

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

DIVULGAÇÃO - Os boletins serão divulgados todas as sextas-feiras, durante a temporada de verão.

Os veranistas podem conferir, semanalmente, os boletins no site doIAP  e no site do Verão Paraná

AEN/PR
Foto: Roberto Paulo Meissner