• Recursos Humanos

31/01/2019

Vacinação contra a Febre Amarela

Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos está intensificando as ações de vacinação contra a febre amarela no município, após ter-se confirmado a circulação viral por meio de exames laboratoriais no corpo de macacos encontrados mortos na mata, em Antonina, na última semana.

Matinhos não tem casos registrados de febre amarela e para o município continuar sem casos é que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está  intensificando a vacinação em todas as unidades de saúde. Os esforços pretendem aumentar o número de imunizados no menor intervalo de tempo possível.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde. Quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve se vacinar.

Áreas consideradas de risco estão tendo atenção prioritária com equipes de saúde indo de casa em casa para a vacinação dos moradores e trabalhadores que encontrarem no local. Todas as unidades básicas de saúde estão realizando a vacinação de segunda a sexta-feira das 7 horas às 17 horas com pontos de horários estendidos até as 19 horas.

As pessoas que estão em dúvida se estão imunizadas ou não devem ir até a unidade de saúde mais próxima e saber se tem o registro da vacina. Se não tiver nenhum registro a unidade de saúde vai aplicar a dose. Vale salientar que não é obrigatório o cartão SUS.

Nossa operação de reforço pretende aumentar sensivelmente quantidade de imunizados no menor tempo possível: nossa preocupação está relacionada ao intervalo de dez dias, em média, que separa a aplicação da vacina da sua efetiva atividade de proteção.
Informações: Secretaria Municipal de Saúde de
Matinhos.