• Recursos Humanos
  • Conferência Alimentar

Junho 2019

05/02/2019

Matinhos investe na base da Educação

Matinhos investe na base da EducaçãoSecretaria de Educação anuncia novo sistema de ensino que vai beneficiar alunos, professores e gestores educacionais de 22 escolas municipais.

O secretário de Educação e Cultura de Matinhos, Jean Carlos Freire da Silva, anuncia a grande aposta da sua gestão para os próximos anos: o investimento na qualidade e equidade nas 22 escolas do município que atuam com Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1o ao 5o ano). São aproximadamente 5.500 alunos alunos que passam a contar com o sistema de ensino Aprende Brasil a partir deste ano letivo.

De acordo com a supervisora pedagógica regional do Sistema Aprende Brasil, Ana Julia Kloeppel, a solução prioriza o estudante como protagonista do seu aprendizado. “O novo sistema vai proporcionar uma melhor adaptação às novas regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promover uma equidade entre as escolas, com treinamento dos gestores, padronização de materiais e valorização dos professores”, conta.

Para o prefeito Ruy Hauer Reichert, a mudança deve melhorar ainda mais os resultados da cidade na Educação de suas crianças e jovens. E isso poderá ser medido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em que, desde que começou a ser calculado pelo MEC, Matinhos sempre esteve acima das metas estipuladas. No último índice divulgado (2017), os anos iniciais do Ensino Fundamental registraram Ideb de 6,6 – já ultrapassando a meta de 2021, que é de 6,1, enquanto a média alcançada em todo o Brasil foi de 5,8.

Parte do Grupo Positivo, o Aprende Brasil é um sistema de ensino específico, dinâmico e moderno. Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública – que contempla material didático, assessoria pedagógica aos professores e gestores, coordenação pedagógica regional, além de um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos.

A rede municipal também passa a contar com dois métodos auxiliares de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação) e o SimeB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil), que contribuem tanto para a avaliação da gestão educacional, como para a avaliação do desempenho particularizado das turmas. Atualmente, o Aprende Brasil está presente em mais de 2 mil escolas públicas, em cerca de 220 municípios brasileiros.

Sobre o Aprende Brasil
É um sistema de ensino completo, dinâmico e moderno.  Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública – que contempla material didático, o Aprende Brasil On, assessoria pedagógica aos professores e uma coordenação pedagógica regional – que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, oferece atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orienta e participa de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, além da comunidade escolar.

O material vem com capa personalizada para cada município e os livros são integrados, apresentando conteúdos e atividades de todas as áreas do conhecimento. O Aprende Brasil On está disponível para alunos e professores com um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos. Já a assessoria pedagógica atende aos docentes por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando de estratégias como webconferências, web atendimentos e e-mails.

Central Press
Fotos: Douglas Gerasom