• Recursos Humanos
  • Revisão Plano Diretor Municipal
  • Cadastramento
  • Conferência Alimentar
  • Diário Oficial Eletrônico
  • 156 - Prefeitura Atende o Cidadão
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Alvará
  • Licitações
  • Consulta de Protocolo
  • IPTU
  • Leis Municipais
  • Telefones Úteis
  • Sala do Empreendedor
  • Ouvidoria
  • Ouvidoria da Saúde

Calendário de Eventos

Junho 2019
STQQSSD
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Notícias

07/02/2019

Prefeito Ruy Hauer Reichert participa da Solenidade de Formatura do Curso de Guardas Vidas do Corpo de Bombeiros

Formatura do Curso de Guardas Vidas do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros formou 43 novos guarda-vidas durante uma cerimônia na manhã desta quinta-feira (07/02) em Matinhos (PR), no Litoral do estado. O evento celebrou a especialização dos bombeiros para a atividade de salvamento em meio líquido, além de marcar o encontro de gerações de bombeiros que adquiriram a doutrina e são referência no tema. Os formandos receberam o certificado de conclusão do curso e um brevê para ser ostentado na farda.

O curso teve duração de 650 horas-aula, entre atividades teóricas e práticas. Os alunos foram divididos em duas turmas (uma em Pontal do Paraná e outra em Guaratuba) e iniciaram os trabalhos em 02 de outubro de 2018. A capacitação contou também com uma etapa de estagio supervisionado nas praias durante a Operação Verão 2018/2019, sob a supervisão de bombeiros militares já experientes. O curso foi promovido pela Seção de Ensino do Corpo de Bombeiros, por meio do 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB).

A formação dos novos guarda-vidas incluiu as mais atuais doutrinas de socorro, natação e de salvamento aquático, complementada com atividades educacionais em escolas para reforçar o trabalho preventivo de guarda-vidas. “Eles já estão atuando durante a Operação Verão, a doutrina é difícil são muitas teorias e protocolos adotados e hoje é uma grande honra entregarmos mais 43 guarda-vidas ao Paraná”, disse o Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Gerson Gross.

O coronel Paulo Henrique de Souza, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, esteve na formatura representando o Comandante da instituição, coronel Samuel Prestes, e fez um discurso motivador aos formandos. Experiente no tema, o coronel Paulo é especialista no tema e possui estudos técnicos sobre o perfil do afogado. Ele também comandou o 8º Grupamento de Bombeiros por cinco anos.

“Que vocês tenham a responsabilidade de carregar para a próxima geração de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros todo o conhecimento e preparo que receberam. Agradecemos aos familiares pelo apoio pois com certeza a falta deles foi muito sentida, mas tudo é por um bem maior, a proteção da nossa sociedade”, disse durante seu discurso.

A formatura foi feita ao ar livre, atrás do quartel dos Bombeiros de Matinhos. Familiares e amigos dos formandos marcaram presença e os padrinhos e madrinhas entregaram o certificado, a camiseta de guarda-vidas e o apito, símbolo da função de orientar e advertir. Em dado momento da cerimônia, foram homenageados os três primeiros colocados na turma: o soldado Rodrigo de Camargo Ferreira, o soldado Lucas Ismael Barreta e o soldado Rodrigo Malheiros Gonçalves.

“O que mais me motivou foi minha família, meus amigos, que sempre esteve ao meu lado em todo o tempo, mesmo distante de casa, consegui essa conquista. Passei por muitas dificuldades durante o curso e graças a Deus concluí com êxito. Outra coisa que me motivou foi a parte aquática nas funções de bombeiros. Não esperava alcançar a primeira colocação, foi uma grande surpresa”, destacou Malheiros, ao lado da mãe e da tia que vieram prestigiar mais uma etapa profissional do soldado.

Um dos momentos mais marcantes foi uma homenagem do soldado André Ribeiro ao seu pai, o subtenente Valdenir Pinto Ribeiro, que ao concluir 29 anos de serviços prestados, segue para a reserva remunerada. “Na primeira Operação Verão que participei – em 1995 – eu o trouxe e desde criança ele me acompanhou nessa atividade, e toda a paixão e o amor pelo Corpo de Bombeiros ele absorveu e hoje se formou seguindo os meus passos”, disse o subtenente. Orador da turma, o soldado André agradeceu o exemplo do pai para seguir a carreira bombeiro militar. “Para mim foi diferente e maravilhoso ver meu pai trabalhar tenho muito orgulho dele”, ressaltou.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na formatura o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (de janeiro de 2006 a abril de 2008) e atual Secretário de Justiça, Cidadania e Segurança de Pontal do Paraná, coronel da reserva remunerada Nemésio Xavier de França Filho; o capitão de fragata, Marcelo Fontes, representando o Capitão dos Portos do Estado do Paraná, capitão de mar e guerra Rogério Antunes Machado; o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Rodrigues;  o Prefeito de Matinhos, Ruy Hauer; a Comandante da Guarda-Civil Municipal de Paranaguá, Márcia Garcia, representando o Prefeito da cidade, Marcelo Elias Roque; oficiais e praças do Corpo de Bombeiros, familiares e amigos dos formados.

Por Marcia Santos / Jornalista PMPR
Fotos: Edilson T. Giordano
Comunicação
Prefeitura de Matinhos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.