• REURB - Matinhos Legal, Agora a Casa é Sua
  • Diário Oficial anterior a 2017

Novembro 2019

09/05/2019

Prefeitura implanta o “Botão do Pânico”

Na manhã da ultima quarta-feira dia 08/05, no auditório do Complexo Educacional do Tabuleiro, a Prefeitura Municipal de Matinhos recebeu capacitação sobre a Plataforma “Botão do Pânico”.

O município de Matinhos através da Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e Tribunal de Justiça do Paraná, realizou Convênio com o INTP – Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva.

O “Botão do Pânico” são dispositivos entregues às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a fim de possibilitar a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas em favor de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

COMO FUNCIONA:
A mulher em situação de risco é inserida no projeto por decisão judicial. Depois de cadastrada no sistema de monitoramento da Guarda Civil Municipal, que registrará suas informações pessoais e do agressor, ela recebe o dispositivo de segurança. O aparelho é pequeno e de fácil manuseio.

Ao sentir-se ameaçada com a presença do agressor em qualquer lugar, ela deve apertar o botão do pânico, que acionará imediatamente a Guarda Municipal. Na hora, ela perceberá uma vibração no dispositivo, confirmando o acionamento.

Na central de monitoramento, os Policiais e GCMs terão acesso à localização, aos dados da vítima e do agressor, encaminhando as viaturas o mais rápido possível. A plataforma permite visualizar em tempo real os dispositivos acionados de forma simultânea.
Também tem início a transmissão do áudio ambiente, que ajuda a identificar a gravidade da ocorrência e pode ser usada como prova. “Além de ajudar na proteção o dispositivo também ajudará a prevenir novos casos de violência, inibindo os agressores.

Estiveram presentes: Prefeito de Matinhos Ruy Hauer Reichert, Assessora Jurídica do Gabinete Dra. Eliane Fernandes, Presidente da Câmara Municipal vereador Gerson da Silva Junior, representantes da Policia Militar, Delegada de Policia Civil Dra. Samia Coser, representando o Ministério Publico a Assessora da Promotora de Justiça, Dra. Carolina Dias Aidar, a Sra. Ana Caroline Domingues, Secretario Municipal de Saúde Claudir Lourenço, Secretario Municipal de Defesa Social GCM Marcelo Gaspar, Secretario de Educação Jean Carlos Freire, Comandante do segundo Subgrupamento de Bombeiros 1.º Tenente Xisto André Frazatto dos Santos e 3º Sargento do Corpo de Bombeiros Marcos Antonio Carling.

Foto: Edilson T. Giordano.