• Comunicado

Setembro 2019

24/05/2019

Monitoramento do mosquito Aedes Aegypti por meio de armadilhas ovitrampa

Em parceria com a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da 1ª Regional de Saúde, Matinhos inicia o monitoramento por armadilhas para investigação da infestação do mosquito Aedes aegypti no município.

Essa atividade faz parte do Plano de Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pela Comissão gestora municipal de políticas de enfrentamento à dengue  e outras arboviroses.

“Está ação de monitoramento do mosquito Aedes aegypti ocorre através de armadilhas ovitrampa, está armadilha mimetiza um criadouro natural do mosquito Aedes aegypti, assim o mosquito ovipõem na armadilha. A partir da leitura da armadilha é possível estimar a infestação na localidade.

O objetivo deste trabalho é mapear os locais com maior infestação do mosquito e a partir disso nortear as ações de controle vetorial”, afirma Pedro Calderaro Biólogo da 1ª RS.
O trabalho consiste na instalação de 87 armadilhas mensalmente em diferentes imóveis, cobrindo toda zona urbana do município.

As armadilhas foram instaladas na quinta (23) e serão retiradas na segunda (27) permanecendo quatro dias em campo. Após a retirada as armadilhas serão encaminhadas ao professor Mario Antonio Navarro da Silva, do Departamento de Zoologia da UFPR que fará a leitura dos ovos. A população tem sido receptível a instalação das armadilhas.