• Comunicado

Setembro 2019

02/06/2019

Dengue - Saiu o resultado do monitoramento das armadilhas

Em parceria com a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da 1ª Regional de Saúde, Matinhos iniciou no dia 23/05 o monitoramento por armadilhas para investigação da infestação do mosquito Aedes Aegypti no município.

Essa atividade faz parte do Plano de Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pela Comissão gestora municipal de políticas de enfrentamento à dengue e outras arboviroses.

“Está ação de monitoramento do mosquito Aedes aegypti através de armadilhas ovitrampa, que mimetiza um criadouro natural do mosquito Aedes aegypti, assim o mosquito ovipõem na armadilha. A partir da leitura da armadilha é possível estimar a infestação na localidade. O objetivo deste trabalho é mapear os locais com maior infestação do mosquito, e a partir disso nortear as ações de controle vetorial”, afirma Pedro Calderaro Biólogo da 1ª RS.

O trabalho consistiu na instalação de 87 armadilhas em diferentes imóveis, cobrindo toda zona urbana do município.
As armadilhas foram instaladas no dia 23/05 e retiradas no dia 27/05.

RESULTADOS:
Das 87 armadilhas instaladas no município apenas 21 continham ovos que podem ser do Aedes Aegypti ou Aedes Albopictus. No mapa de monitoramento os pontos amarelos significam que houve ate 60 ovos e os pontos vermelhos superior a 60 ovos.

Isso significa que o município de Matinhos não sofre infestação do Aedes Aegypti, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

Este resultado é conseqüência do trabalho integrado e união entre as equipes na remoção de criadouros e prevenção.
Matinhos sempre a frente dos outros municípios em questão de promoção e prevenção a saúde. Ainda não foi feita a leitura dos ovos. Pode ser que o número positivo seja menor ainda.

Entretanto podemos afirmar que o município de Matinhos - PR não sofre infestação do mosquito Aedes Aegypti.