• Comunicado
  • Recursos Humanos
  • Revisão Plano Diretor Municipal
  • Cadastramento
  • Cadastur
  • Diário Oficial anterior a 2017
  • Diário Oficial Eletrônico
  • 156 - Prefeitura Atende o Cidadão
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Alvará
  • Licitações
  • Consulta de Protocolo
  • IPTU
  • Leis Municipais
  • Telefones Úteis
  • Sala do Empreendedor
  • Ouvidoria
  • Ouvidoria da Saúde

Calendário de Eventos

Setembro 2019
STQQSSD
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Notícias

22/04/2019

Prefeito Ruy participa das comemorações de 42 anos do Batalhão Litorâneo

Prefeito Ruy participa das comemorações de 42 anos do Batalhão Litorâneo

Batalhão litorâneo comemora 42 anos de criação com entrega de medalhas em Matinhos (PR)

Homenagens e agradecimentos a parceiros da Polícia Militar marcaram a cerimônia de 42 anos de criação do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), nesta quinta-feira (18/04) no Sesc Caiobá, em Matinhos (PR). Integrantes da unidade e pessoas da comunidade foram condecoradas com a medalha Mérito Batalhão do Litoral.
 
A unidade se destaca pela atuação no combate a criminalidade e nos esforços de segurança pública durante a temporada de verão. O Chefe do Estado Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates Marques, disse que o fortalecimento da unidade acompanhou o crescimento da região litorânea, cada vez mais em destaque como um dos destinos preferidos dos paranaenses para descanso e lazer. Além disso, o 9º Batalhão está recebendo investimentos de infraestrutura e de modernização no quartel de Paranaguá, para abrigar o efetivo e equipamentos com maior comodidade e facilidade de deslocamento para atender a população.

“A estrutura da Polícia Militar no batalhão e na comunidade do litoral serve para que nós possamos garantir o desenvolvimento de toda uma região. A população precisa estar cada vez mais protegida, as pessoas se desenvolvendo, e a polícia tem um papel essencial. A Polícia Militar se sente honrada ao poder comemorar com a população local o aniversário de Matinhos.”, explicou.

Ele também citou a importância estratégica da unidade, que atende sete municípios (Paranaguá, Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba), traz grandes resultados ao longo do ano. “A PM trabalha e trabalha muito e em todo o Estado, são 3 milhões de ligações por ano ao 190, cerca de 10 mil por dia, além de 100 toneladas de drogas apreendidas por ano. Temos um imenso desafio que é coibir o uso da droga e trabalhamos duro para isso, um trabalho em rede, com integração”, acrescentou.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, explicou que a integração com a unidade é constante e tem refletido na sensação de segurança dos moradores. “Isso é um orgulho para a Polícia Militar. A toda hora, a todo instante, quando o cidadão precisa, a PM está próxima”, disse durante o evento.

O apoio da comunidade e o esforço dos policiais militares em fazer o melhor pela segurança pública é p que torna o 9º Batalhão mais especial, segundo o Comandante da unidade, tenente-coronel Marcos Rodrigues. “A importância desta data é, justamente, para condecorar a todos aqueles que prestaram serviços de relevância ao 9º Batalhão. Nós temos hoje civis, militares e funcionários da casa, e eu digo que o trabalho do policial militar é sempre uma abnegação”, afirmou.

O Comandante do 22º Batalhão da PM, tenente-coronel Sergio Ramos, prestigiou o evento e falou da atuação estratégica do 9º BPM durante a temporada de verão. Ele foi agraciado com a medalha de Mérito batalhão do Litoral. “Grande honra participar desse evento, por que o 9º Batalhão é uma unidade muito tradicional da PM, uma das unidades que faz uma das maiores operações do Paraná, que é a Operação Verão. Uma unidade tradicional e me honra muito receber essa medalha.

O soldado Marcy Alves Pinto Junior, integrante da Corporação há 22 anos, dos quais 8 cumpridos na unidade, também foi condecorado pelo trabalho desenvolvido no Litoral. “Esse reconhecimento, vindo por parte do Comando, só vem a nos mostrar que estamos no caminho certo, e que devemos continuar devotando nossas forças em prol da comunidade paranaense. Todo reconhecimento, por mais que se diga que não há, é um incentivo que nos motiva a fazer cada vez melhor nossas ações”, disse.

PRESENÇAS – Além das presenças do coronel Prates, do tenente-coronel Marcos e do tenente-coronel Ramos, o evento foi prestigiado por diversas personalidades, como o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer; o prefeito de Guaratuna, Roberto Justus; o prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravanti (Casquinha); o Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAMb-FV), tenente-coronel Adilson Luiz Correa dos Santos; o Comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente-coronel Elias Ariel de Souza; o integrante da Diretoria de Apoio Logístico da PM (DAL), tenente-coronel Lizanil Miguel Barbosa de Castro, o Subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Durval Tavares Júnior, além de integrantes da Marinha do Brasil, agraciados e convidados.

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Douglas G. da Silva
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.