Prefeitura Municipal de Matinhos
Prefeitura Municipal

Turismo
Central de Atendimento

Ondas
Previsão do tempo
 
 
Festas Populares:
 


Histórico da festa de São Pedro

O início da Festa de São Pedro começou na década de quarenta, mais precisamente no dia 29 de junho de 1944, nesta data foi inaugurada a Igrejinha de São Pedro e foram realizadas três missas no dia, a tarde foi realizado um concorrido leilão, em seguida teve uma procissão que foi acompanhada por um grande número de fieis.

Com o passar dos tempos a festa foi mudando suas características, na década de sessenta foi introduzido a roleta e ao lado da igrejinha eram vendidos os churrascos. Na década de oitenta a festa mudou-se para o lado da Igreja Matriz aumentando o número de dias. Todos os dias temos a novena das comunidades, shows, binguinho, praça de alimentação e parquinho.
A principal data é o dia 29 de junho, que é o dia do nosso padroeiro São Pedro que começa com a procissão marítima, missa campal, benzimento das embarcações, procissão terrestre até a matriz com a chegada da imagem do nosso padroeiro, almoço festivo, à tarde o bingão e a noite show artístico e pirotécnico.

Durante todos os dias, do seu início até o encerramento, passam pela festa mais de oitenta mil pessoas. Hoje a Festa de São Pedro é o principal evento da cidade de Matinhos, a qual, comemora-se neste ano 2009 a sua 65ª edição.



SOROROCA. - A história da própria festa é desenvolvida na Colônia dos Pescadores, onde os visitantes poderão degustar as delícias da culinária típica, resgatando essa cultura, preservando e divulgando e com isso possibilitando o aumento de renda familiar dos pescadores integrando dessa forma o desenvolvimento sustentável.

Data: De 17, 18 e 19 de julho
Horário: Das 10h00min horas às 00.00 horas
Freqüência: Anual
Local: Colônia dos Pescadores Z4
Cidade: Matinhos Pr.
Perfil do Evento: astronômico, lazer e entretenimento.
Perfil do público: Autoridades, moradores, expositores e turistas
Estimativa de Público: Mais de 15000 pessoas

OBJETIVOS: Divulgar e comercializar o pescado, prato típico a base de Sororoca (espécie de cavala), preparado pela comunidade, degustar outras delícias do mar, promover o artesanato local oportunizando a comercialização.
Tornar a festa da Sororoca um atrativo turístico para Matinhos, inserir a festa da Sororoca no Calendário de Eventos do Estado.
 

 

 

 

 

 

Pesquisa...
Digite o que procura aqui:
Ex: Saúde, educação...
 

Highslide JS Highslide JS Highslide JS Highslide JS

Fale com o Prefeito
Obras
Ouvidoria
Iluminação Pública
Parceiros

Prefeitura Municipal de Matinhos - Tel.: 55 (41)-3971-6000 / 6006 - e-mail: contato@matinhos.pr.gov.br
R. Pastor Elias Abrahão, 22 - Centro -  - CEP 83.260-000 - Matinhos - Paraná - Brasil

2009 - 2012 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela Secretaria do Turismo e Des. Econômico