Prefeitura Municipal de Matinhos
Prefeitura Municipal

Turismo
Central de Atendimento

Ondas
Previsão do tempo
 
 
Notícias da cidade:
 
s3Slider jQuery plugin
  • 1 Praia Brava
  • 2 Centro Municipal de Cidadania
  • 3 Sesc Caiobá
    Centro de Turismo e Lazer
  • 4 Programa Senac de Gratuidade (PSG)
    Venha conhecer nossa programação de cursos...
  • 5 Praia Mansa
    Caiobá...

13/08/2014 13:46:00 - 4º Festival de Turismo do Litoral do Paraná

Promover o Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná através da realização de evento visando a qualificação do Destino Litoral do Paraná através da promoção, encontros de negócios, palestras, cursos e outras ações promovida pela ADETUR Litoral em parceria com instituições afins para sensibilizar e conscientizar sobre a importância da atividade turística e seus benefícios para a comunidade e empresários da....

 
01/08/2014 10:59:18 - Solenidade no Corpo de Bombeiros para a entrega de dua....
 
16/07/2014 10:39:41 - 15ª Festa da Tainha de Matinhos
  Mais noticias
   


Highslide JS

Prefeitura informa:
 
04/04/2014 15:13:30 - Triathlon Long Distance será realizado em Caiobá

24/03/2014 10:10:30 - Prefeito convida população a participar da elaboração da LDO

20/03/2014 16:37:39 - Secretaria Estadual do Trabalho promove seminário em Matinhos

19/03/2014 09:05:46 - VI Encontro de Veículos Antigos e Especiais de Caiobá

Mais notícias
O que fazer em Matinhos:
  Praias
 
Vários balneários compõem o Município de Matinhos, entre eles encontram-se...

Vários balneários compõem o Município de Matinhos, entre eles encontram-se: Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Iparacaí, Betaras, Solimar, Marajó, Saint Etiene, Flórida, Riviera I e II, Flamingo, além da praia de Matinhos, situada na própria sede do município, com águas agitadas e pouco profundas e escassez de vegetação.

A beira-mar localiza-se um mirante, construído sobre uma formação rochosa do qual se tem uma visão panorâmica do aglomerado urbano de Matinhos e de todas as praias e balneários do norte do município.

A praia de Caiobá pode ser dividida em praia Brava, localizada numa enseada, com águas agitadas e rasas e a praia Mansa, também em uma enseada, com águas calmas e rasas, em local de grande beleza cênica. Dela atinge-se a Prainha e a Ilha das Tartarugas.
 

  Passeios
 
Conheça alguns pontos turisticos do nosso litoral...

Igreja Matriz de São Pedro
Pequena igreja localizada no centro do município, de linhas arquitetônicas simples. Dado ao crescente número de fiéis, próximo da antiga igreja foi construída uma outra, grande e moderna, também de linhas simples.

Museu Ecológico Municipal
Situado na Praça São Pedro, numa edificação construída entre os anos de 1938 e 1944, a qual durante muitos anos abrigou a Igreja Matriz de São Pedro. Se constitui no único bem histórico que rememora aos primórdios do município, tombado desde 1987.

Morro do Escalvado
Também conhecido por Morro da Cruz ou da Margarida possui uma altura aproximada de 262 m e abundante vegetação que permite o desenvolvimento de trilhas ecológicas que levam ao seu cume.

Parque Florestal Rio da Onça
Criado com o objetivo de proteger a flora e fauna regional, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida a seus habitantes.

Águas Claras
Parque aquático com área de lazer e pesca, que possui churrasqueiras, lanchonete, estacionamento e quatro tanques com tilápias, pacus, carpas e traíras para serem utilizados pelos aficionados da pesca, no sistema pesque/pague.

Centro de Convenções de Caiobá
Ocupando uma área de 13.972 m2, oferece um módulo central construído em alvenaria num arrojado projeto arquitetônico, possuindo quadras de esporte, local para shows e estacionamento.

 

  Artesanto e Folclore
 
O artesanato caracteriza-se pelo trançado que é praticado em todo o litoral...

O artesanato de Matinhos se caracterizou, inicialmente, pela necessidade dos pescadores em confeccionar suas próprias ferramentas e utensílios de trabalho. Os cestos e balaios, traçados feitos com cipó “timbopeba”, começaram a agradar o gosto dos banhistas, iniciando assim a comercialização destas peças em novos tamanhos, cores e formatos.

Essas peças decoradas serviam apenas para a venda. Os pescadores continuavam a confeccionar rudimentarmente suas peças para uso próprio. Além dos cestos, os banhistas ainda encontravam outros objetos feitos com o mesmo traçado, como as esteiras de “peri”. No decorrer dos tempos a necessidade em atender as leis ambientais não permitiu mais que houvesse a extração destas matérias primas para dar continuidade ao trabalho, havendo a necessidade se pensar em novas alternativas.

Atualmente o artesanato local tem sido caracterizado pela reutilização de matéria prima natural como fibras do coco, escamas e pele de peixe, fibras da bananeira, conchas e sementes. Com estes recursos os artesãos dão formato a novos objetos de decoração, agradando aos admiradores do belo artesanato matinhense.

Mantém-se no município a tradição do fandango. A Festa de Iemanjá, todos os anos no dia 31 de dezembro, tornou-se igualmente uma tradição.
 

  Um pouco de História
 
Matinhos é palavra formada pelo termo “mato” acrescida...

Matinhos é palavra formada pelo termo “mato” acrescida do sufixo nominativo masculino plural “inhos”. O termo “mato” é substantivo masculino de “mata”, e origina-se do latim tardio “matta”, terreno onde medram plantas agrestes.

Origem Histórica: Matinhos, que ganhou este nome pela abundância de vegetação rasteira (restinga), típica da planície litorânea paranaense, sofreu influência sociocultural dos povoadores de Paranaguá e, posteriormente, dos de Guaratuba, por se tratar de ponto intermediário entre os dois municípios.
 

  Cachoeiras
 
Local de rara beleza, ladeado pela mata Atlântica totalmente preservada...

Cachoeira do Quiriri
Localizada na encosta da Serra do Mar, tem uma queda d’água com mais de 35 metros de altura, o acesso é feito por uma trilha de mata fechada, com um percurso aproximado de 5 horas.
As águas desta queda, em alguns pontos, passam por debaixo de rochas e reaparecem alguns metros depois.

Salto Parati
Ao fundo da baía de Guaratuba, ao pé da Serra do Mar, no Rio Parati.
Local de rara beleza, ladeado pela mata Atlântica totalmente preservada.
Suas águas oferecem um espetáculo digno de ser apreciado.
 

  Ilhas
 
A Ilha da Tartaruga ou do Farol faz sucesso entre os visitantes....

Numerosas ilhas, ilhotas e rochedos realçam a beleza das paisagens, emolduradas por belas praias ou formando imensos criadouros de espécies marinhas em áreas preservadas de manguezais e restingas.

Considerando-se as baías e outras reentrâncias, a recortada costa do Paraná supera 150 quilômetros.
 

  Gastronomia

 
Venha conhecer e experimentar as delícias da culinária do nosso litoral...

Taínha à caiçara, peixe na telha e outras delícias da culinária paranaense.

O barreado, prato típico paranaense, tem sua origem nos sítios dos pescadores do litoral, sabendo-se que em Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Matinhos e Guaratuba é preparado há mais ou menos dois séculos.

Mais tarde este prato passou a ser consumido pelo caboclo durante o entrudo do carnaval. O nome do prato originou-se da expressão “barrear” a panela com um pirão de cinza e farinha de mandioca para vedar o vapor em seu interior.

Compõem o prato, a carne, o toucinho e temperos, sendo um dos mais saborosos do Brasil.
 

  Fotos de Matinhos

 
Fotos de matinhos

Taínha à caiçara, peixe na telha e outras delícias da culinária paranaense.

O barreado, prato típico paranaense, tem sua origem nos sítios dos pescadores do litoral, sabendo-se que em Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Matinhos e Guaratuba é preparado há mais ou menos dois séculos.

Mais tarde este prato passou a ser consumido pelo caboclo durante o entrudo do carnaval. O nome do prato originou-se da expressão “barrear” a panela com um pirão de cinza e farinha de mandioca para vedar o vapor em seu interior.

Compõem o prato, a carne, o toucinho e temperos, sendo um dos mais saborosos do Brasil.
 

 

 

 

Pesquisa...
Digite o que procura aqui:
Ex: Saúde, educação...
 

Newsletter
Receba as notícias no seu email

Highslide JS Highslide JS Highslide JS Highslide JS
Fale com o Prefeito
Obras
Ouvidoria
Iluminação Pública
Parceiros

Prefeitura Municipal de Matinhos - Tel.: 55 (41)-3971-6000 / 6006 - e-mail: contato@matinhos.pr.gov.br
R. Pastor Elias Abrahão, 22 - Centro -  - CEP 83.260-000 - Matinhos - Paraná - Brasil

2009 - 2012 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela Secretaria do Turismo e Des. Econômico