Prefeitura Municipal de Matinhos
Prefeitura Municipal

Turismo
Central de Atendimento

Ondas
Previsão do tempo
 
 
Parque estadual:
 


Parques, Reservas e Estações Ecológicas

Parque Estadual Florestal do Rio da Onça (Matinhos)
 

O Parque Florestal Rio da Onça situa-se na região central do município de Matinhos e apresenta vegetação do ecossistema Floresta Ombrófila Densa, áreas com reflorestamento existentes anteriores à criação do parque e áreas que abrigavam o depósito de lixo do município. A vegetação nessas áreas está em estágio médio ou avançado de regeneração e o Rio da Onça empresta à paisagem um forte poder de atração, além de constituir-se em corredor biológico.

O Parque Florestal do Rio da Onça foi criado pelo Decreto Estadual n.º 3825 de 04 de junho de 1981, com uma área total de 118,50 ha, com objetivo de proteger a flora e a fauna. O parque agora possui 1660 hectares, sendo dotado de portal, trilhas interpretativas, pontes suspensas, centro de visitantes e mirante.

Preserva caxetas, brejos graminosos e restingas cobertas por guanandis, maçarandubas, palmitos e tiriricas, habitados por preás, gatos do mato e gambás. Informações com a SEMAM - Fone: (41) 3452-2143. Localiza-se a 600 m da praia. Acesso pela PR 412, Balneário Riviera II.

Horário de atendimento: terça-feira a domingo das 8h às 11h30 das 13h às 17h.

 

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (Guaratuba e Matinhos)
 

Região: Sul - Estado: Paraná
Município: Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá
Bioma: Floresta Atlântica
Área: 24.500 ha
Criação: Lei 10.227 (23/05/2001)
O parque tem aproximadamente 24.500 ha e protegerá a Floresta Atlântica, um dos ecossistemas de maior risco ambiental no planeta, e abrange as áreas situadas acima da cota de 20 metros nos morros do entorno do balneário de Matinhos e da Baía de Guaratuba, incluindo regiões significativas como o Morro do Cabaraquara e a Serra da Prata.
Futuramente serão criadas unidades auxiliares de conservação, como uma reserva extrativista, para proteger os mangues e entorno do parque, sem prejudicar seu uso racional, além de um programa de visitação pública viabilizando o ecoturismo atração com visitação controlada.
As áreas já urbanizadas, em uso agrícola e as estruturas sociais como captação de água e eventuais estradas já existentes poderão continuar a existir.
O parque Saint-Hilaire/Lange visa proteger o ecossistema, gerar equilíbrio aos balneários e cidades do entorno, com a completa proteção das nascentes de água e impedir a ocupação desordenada que já se iniciava, com a invasão dos morros, especialmente próximo a Matinhos.

É o segundo parque nacional criado no país nos últimos 10 anos, e o quarto Parque Nacional do Paraná. Seu nome é uma homenagem ao naturista francês pesquisador Saint-Hilaire, que esteve na região em expedições botânicas há mais de um século sendo o primeiro cientista a descrever a região, e cruzar a remo a baía de Guaratuba no século XIX, e do ambientalista Roberto Ribas Lange que faleceu prematuramente no início da década de 90 em trabalhos ambientais no Rio Iguaçu, e foi um dos precursores da luta ambiental no estado e no Litoral.
Com o sistema criado em conjunto entre o Parque nacional de Superagui e o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, o Paraná possui a mais completa rede de proteção de seu litoral e dos remanescentes de Floresta Atlântica, que somada a outras unidades como APAS e Estações Ecológicas estão permitindo a conservação e uso desta região.
Precisa, todavia, de investimentos para a completa implantação, fiscalização e controle das unidades existentes.


 

 

 

 

 

 

Pesquisa...
Digite o que procura aqui:
Ex: Saúde, educação...
 

Highslide JS Highslide JS Highslide JS Highslide JS

Fale com o Prefeito
Obras
Ouvidoria
Iluminação Pública
Parceiros

Prefeitura Municipal de Matinhos - Tel.: 55 (41)-3971-6000 / 6006 - e-mail: contato@matinhos.pr.gov.br
R. Pastor Elias Abrahão, 22 - Centro -  - CEP 83.260-000 - Matinhos - Paraná - Brasil

2009 - 2012 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela Secretaria do Turismo e Des. Econômico