Prefeitura Municipal de Matinhos
Prefeitura Municipal

Turismo
Central de Atendimento

Ondas
Previsão do tempo
 
 
Turismo de Lazer:
 


PRAIAS MARÍTIMAS

O Paraná apesar de possuir uma faixa litorânea pouco extensa, oferece ao visitante, cidades com infra-estrutura turística capazes de receber mais de 1 milhão de visitantes na alta temporada: reservas ecológicas onde ainda podem ser encontradas espécies raras de flora e fauna, além de belas praias, ilhas e baías, que propiciam momentos de lazer, a prática de esportes náuticos, pesca esportiva, etc. Tudo isto faz com que o litoral paranaense tenha lugar de destaque neste segmento.

No entanto esta modalidade de turismo no Paraná tem como principal característica sua sazonalidade, pois como o nome já sugere, ocorre durante o verão, na alta temporada onde um grande deslocamento de pessoas, se alojam em sua maioria em residências próprias, alugadas, hotéis, pousadas, entre outros, sendo que na baixa temporada, a tendência é de relativa ociosidade dos equipamentos urbanos, turísticos e de lazer.

Guaraqueçaba tem como principais atrativos turísticos: a Reserva Natural Salto Morato - RPPN, que pertence a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, uma importante área de proteção da Mata Atlântica, o Salto Morato localizado dentro da reserva, possui uma queda d'água de aproximadamente 100 metros de altura; a Praia Deserta com mais de 38 km de extensão; trilhas interpretativas; Casario Colonial do século XIX; Cooperativa de Artesãos; Ilhas como a Rasa, das Laranjeiras, entre outras, merecendo destaque a do Superagüi e a das Peças, onde se localiza o Parque Nacional do Superagüi, que faz parte do complexo estuarino-lagunar integrado por Cananéia, Iguape e Paranaguá, uma das regiões mais importantes do país sob o ponto de vista de sustentação alimentar.

Guaratuba apresenta um grande número de belas praias e outros atrativos como: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso construída no século XIX; o Morro do Brejatuba com uma imagem do Cristo Redentor; o Salto Parati e tem como destaque a sua baía onde pode ser praticada a pesca esportiva, esportes náuticos, além de passeios de barco por suas ilhas como a do Saí, do Itacolomi e do Capim. As principais praias do município são: Central, do Cristo, Brejatuba, Coroados, Caieiras, Prainha, entre outras.

Matinhos conta com 17 km de praias, que propiciam boas condições para o lazer e para a prática do surfe. Seu principal Balneário é o de Caiobá, considerado um dos mais urbanizados do litoral paranaense. Os principais atrativos são: o Morro do Boi onde é possível a prática do salto de paraglider e o passeio em trilhas; a Igreja Matriz de São Pedro; o Parque Florestal Rio da Onça que é dotado de portal, trilhas interpretativas, pontes suspensas, centro de visitantes, mirante, torre de observação e educação ambiental.

Paranaguá foi fundada em 1570 e é a cidade mais antiga do Paraná, oferece aos visitantes gastronomia típica, artesanato, fandango, a Floresta Estadual do Palmito, além de passeios de barco pela Baía de Paranaguá e por suas principais ilhas, da Cotinga, dos Valadares e a do Mel que merece destaque por ser uma Estação Ecológica do Paraná, sendo considerada uma das mais belas do país, abriga 25 praias que proporcionam aos visitantes momentos de lazer e aventura por suas trilhas, matas, morros, mangues e ilhas próximas, além de um passeio pela história do Paraná na Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres construída em 1767 e o Farol das Conchas construído em 1872.

Pontal do Paraná é um dos municípios litorâneos de maior fluxo de turistas, possui 48 balneários com destaque para: Pontal do Sul que abriga o Centro de Estudos do Mar - UFPR (Universidade Federal do Paraná) que desenvolve pesquisas avançadas sobre as potencialidades do litoral paranaense, além de ser o principal terminal de embarque para Ilha do Mel; Praia de Leste cujo destaque é o calçadão; Shangri-lá com ondas que propiciam a prática de surfe; Ipanema, o mais movimentado balneário durante a temporada oferece várias opções noturnas de lazer e a Ilha Galheta onde é praticada a pesca amadora.

 

 

 

 

 

 

Pesquisa...
Digite o que procura aqui:
Ex: Saúde, educação...
 

Highslide JS Highslide JS Highslide JS Highslide JS

Fale com o Prefeito
Obras
Ouvidoria
Iluminação Pública
Parceiros

Prefeitura Municipal de Matinhos - Tel.: 55 (41)-3971-6000 / 6006 - e-mail: contato@matinhos.pr.gov.br
R. Pastor Elias Abrahão, 22 - Centro -  - CEP 83.260-000 - Matinhos - Paraná - Brasil

2009 - 2012 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido pela Secretaria do Turismo e Des. Econômico